Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



GRANDE JORNADA DESPORTIVA E CULTURAL, NO INICIO DAS COMEMORAÇÕES DO 20º ANIVERSARIO DA AFPG

por ., em 25.03.08

A Associação de Futebol Popular de Guimarães completa em 2008 vinte anos de existênciaFundada em 1988 com a função de preencher uma lacuna existente a nível dos torneios de freguesias, que, por não terem um organismo regulador, descambavam quase sempre para anarquia. Estou a lembrar-me de um jogador, ser expulso, num torneio em Polvoreira, por agredir o árbitro e, aparecer em Abação, e jogar a segunda parte por outro Clube. Os promotores dos torneios eram, em muitos caso, e muitas com razão, acusados de organizarem os torneios para a equipa da casa vence-los. Foi então que, um grupo de homens de boa vontade, que entendiam que o desporto é desporto e não outro coisa qualquer, se juntaram e numa reunião (16-12-88), fundaram uma agremiação desportiva, que passou a usar o nome de, ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL POPULAR DE GUIMRÃES. 

A Primeira Direcção ficou assim constituída:

Presidente: José Manuel Da Silva Pereira (Tabuadelo)

1º Secretário: Júlio de Oliveira Barros (Matamá)

Vice-Presidente: António Salgado Pereira Martins (Pinheiro)

Tesoureiro: José de Freitas Castro Lobo (Unidos do Cano)

2º Secretário: Miguel de Oliveira Faria

Foram oito os Clubes subscritores, que combinaram entre si, que cada Clube, nomeava um delegado para assistir as reuniões da Direcção: Pelas Cancelas da Veiga (José Bento de Castro), Unidos do Cano (José de Freitas Castro Lobo), Centro Desportivo de Pinheiro (António Salgado Pereira Martins), Grupo Desportivo de Gémeos (Joaquim Alberto Dias Félix), J.U.N.I. (Lino da Silva Oliveira), Tabuadelo (José Agostinho Vaz Araújo) e União Desportiva de Polvoreira (Bento Alves Peixoto).

 

Para inicio das comemorações, esta Associação desportiva organizou uma jornada desportiva, que ocupou os relvados da Pistas “Gémeos Castro” durante a manhã e a tarde. Foi disputado um torneio quadrangular, para atletas até aos 16 anos, com as Selec ções: Guimarães, Povoa de Varzim, Vila do Conde e Penafiel.

Ao princípio da noite teve lugar um colóquio, subordinado ao tema: medicina desportiva e dirigismos desportivos. Foram oradores: Dr. Salgado Almeida, Amadeu Portilha (director executivo da “Tempo Livre”) e o Neno, figura sobejamente conhecida dos meios desportivos e sociais.  

Salgado Almeida com o seu discurso directo e sempre em prol das necessidades efectivas, sabendo-se que estava a falar para dirigentes de Clubes, que têm atletas a jogarem futebol, que correm o risco de sofrerem uma lesão grave. O Massagista improvisado, não tem o mínimo de conhecimento para administrar os primeiros socorros. Elogiou o serviço que è prestado pelo CMAD (Centro Médico de Apoio ao Desporto), que è pioneiro em Guimarães, no que respeita aos exames médicos aos atletas. Mas no campo teria que haver alguém, com os conhecimentos mínimos, para acompanhar o sinistrado até chegar o INEM se for caso disso. E fez um apelo ao Amadeu Portilha no sentido de, com o apoio do CMAD se organizarem cursos de Massagistas, para os Clubes do Popular e não só, que seria um bom contributo para o desporto com saúde. Também lançou um repto ao Dr. César Machado, que representava o Presidente da Câmara, para a necessidade de um campo de futebol (os terrenos da cidade desportiva tem pano para mangas), para os Clubes da Cidade que não possuem campo próprio. O Amadeu Portilha mostrou-se sensibilizado: tanto para o curso de Massagistas, como para o campo de futebol. O Dr. César Machado não respondeu na altura mas, ao jantar, no discurso da praxe, prometeu que ia fazer tudo para que o futebol popular, tenha um campo de futebol  na Cidade Desportiva de Guimarães. Espero bem que não tenha lido a cartilha do Eng. Raul Rocha, digo eu... O Neno com o seu habitual sorriso de orelha a orelha, mostrou-se estupefacto com a pujança do futebol popular. Pediu desculpa pela sua ignorância em relação a este desporto de cariz popular, mas pelo que lhe foi dado ouvir, e virando-se para os dirigentes disse: o que vocês fazem no futebol popular, no futebol profissional são preciso sete. Já percebi que alguns dirigentes fazem de: roupeiros, massagistas, marcadores de campo. Treinadores, delegados aos jogos, apanha bolas, barman, etc. Vou começar a ver jogos do popular, quando puder. Juro.

O jantar entrou pela noite dentro e contou com a presença de quase todos os fundadores vivos, dos actuais dirigentes, da associação e dos Clubes e também representantes dos Concelhos, inscritos na FFPN. O presidente João Araújo, agradeceu a presença dos presentes e descreveu de forma sintética, para não maçar as pessoas (algumas estava ali desde as nove horas da manhã) a história da Associação.

 

 

 

 A componente desportiva foi dominada pala Selecção da Povoa de Varzim.

Às 9h30 iniciaram-se os jogos de Calasdsificação

1º Jogo

Povoa de Varzim x Vila do Conde, 3-0

Marcadores: André Fontes (2) e Moisés Torres (1)

A jovem selecção poveira venceu com naturalidade e mostrou já no primeiro jogo, que era forte candidata à vitória final

2º Jogo

Guimarães x Penafiel, 2-0

Marcadores: João Mendes (1) e Marco Fernandes (1)

A selecção penafidelense, entrou melhor e até podia marcar primeiro.  O conjunto vimaranense recompôs-se, marcou dois golos e até podia ter dilatado o resultado.

Os Árbitros destes dois encontros foram: Manuel Lúcio e António Araújo

 

Às 15horas começou o Jogo para apurar o 3º e 4º classificado.

3º Jogo

Penafiel x Vila do Conde, 6-1

Marcadores: Penafiel, Hugo Soares (3), Vítor Cardoso (1), Joel Cruz (1) e Rui Rocha (1)

Vila do Conde: Ricardo Santos (1)

O Selecção de Vila do Conde, ao contrário da sua rival poveira, era a o elo mais fraco do torneio, por isso, o Penafiel, após o segundo golo dominou o jogo a seu belo prazer. Mas convêm realçar, o fair-play com que os jovens vila-condenses aceitaram o evoluir do marcador.

 

Final

Guimarães x Povoa de Varzim, 1-3

Marcadores: Guimarães, Marco Fernandes (1)

Povoa de Varzim: André Fontes (2) e Moisés Torres (1)

A formação poveira mostrou mais uma vez, que estava uns furos acima da concorrência. A forma como trocavam a bola, era demonstrativo de que ali, há escola. A selecção vimaranense ainda tentou contrariar o melhor futebol dos seus opositores, mas faltou-lhe o entrosamento, que só se adquire com treinos, que para a Selecção que representou o futebol popular jovem vimaranense, era de todo impossível. Mas o segundo lugar que obteve com todo o mérito, não envergonha ninguém, antes pelo contrário.

Os árbitros destes dois encontros foram: Francisco Val e Fernando Fernandes.

Uma palavra de apreço para os quatro árbitros, que dirigiram o Torneio. Efectuaram um trabalho sem mácula, para isso também contribuiu a postura dos atletas e dirigentes que estão todos de parabéns.

Classificação Final

1º Povoa de Varzim

2º Guimarães

3º Penafiel

4º Vila do Conde

 Troféus:

Selecção vencedora: Povoa de Varzim

Melhor marcador: André Fontes (P.Varzim)

Guarda-redes menos batido: Pedro Coelho (P.Varzim)

Atleta mais jovem (25-05-94) Cláudio Ferreira (Penafiel)

Taça fair-play : Vila do Conde

 

Jogo em atraso dos ¼ de final da Taça Cidade Berço

Valinha x S. Cristóvão 2-2 (4-3 gp)

A Valinha vai disputar com o Pinheiro a passagem à final

No próximo fim-de-semana disputa-se as ½ finais

Calvos x Santiago

Pinheiro x Valinha

Jogos às 15 horas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:14


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2008

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Arquivos

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2007
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D